SleepTalk: A técnica que ajuda a curar traumas infantis

Você sabia que falar com a criança enquanto ela dorme pode ajudar no desenvolvimento e até na superação de traumas?

Chamamos esta técnica de SleepTalk e ela pode ajudar, tanto bebês quanto crianças de até 7 anos (em alguns casos até 13 anos), a superar traumas vividos durante o período gestacional, parto ou nos primeiros anos de vida.

Mas o que é o SleepTalk?

Essa é uma técnica desenvolvida nos anos 70 por Joane Goulding e consiste na fala dos pais com a criança durante o sono.

É através da fala que os pais auxiliam os filhos na construção das suas crenças e isso pode refletir nas suas ações. Muitas crianças podem sofrer com distúrbios do sono, medos, dificuldades de relacionamento, agressividade, ansiedade, problemas de fala, TDAH, autismo e outros problemas.

O SleepTalk é realizado durante o sono R.E.M, em inglês a sigla significa Movimento Rápido dos Olhos, que é a faixa de atividade do cérebro durante o sono que corresponde às ondas Theta.

Este é o momento em que o subconsciente da criança se abre e enfraquece suas resistências relacionadas à fixação do aprendizado, experiências emocionais e mudanças de comportamento.

Porém, destaco que esta fase do sono é breve e assim que a criança parar de movimentar os olhos é importante finalizar a conversa e seguir em outra oportunidade.

Outra informação importante é de que esta técnica precisa ser aplicada apenas pelos pais e com a orientação de um profissional capacitado e especializado, pois é necessário alguns comandos específicos durante o período de fala e alguns cuidados como evitar a palavra NÃO.

Quando o SleepTalk é indicado?

A técnica do SleepTalk é indicado para traumas vividos em diversas fases da vida do seu filho, desde a gestação até os primeiros anos de vida. Confira algumas destas fases:

  1. Durante a gestação em casos como: gravidez não planejada, riscos de aborto, sobrecargas emocionais, conflitos relacionais, inseminação artificial, fertilizações em vitro.
  2. Durante o parto: situações de risco, afastamento do bebê após o nascimento, longo período sem amamentar, dificuldades em amamentar, internamentos em CTI ou UTI, uso de leites sintéticos, frustração da mãe com o parto, violência obstétrica.
  3. Nos meses iniciais: depressão pós parto, dificuldade em lidar com o bebê, falta de vínculo afetivo com a criança, dificuldades de relacionamento entre os pais, fim da licença maternidade, medos, preocupações e inseguranças.
  4. Nos primeiros anos de vida: chegada do irmão, mudanças de vida, dificuldades com o desmame ou desfralde, problemas familiares, questões escolares, crises de ansiedade, agressividade e mais.

Quais são os benefícios do SleepTalk para o seu filho?

  1. Aumento da confiança e assertividade
  2. Capacidade de atingir objetivos
  3. Melhoras saúde e bem-estar
  4. Aprimorar comportamentos
  5. Melhora no desempenho escolar
  6. Melhora na concentração
  7. Melhora nos relacionamentos
  8. Melhora na autoconfiança
  9. E mais.

Você gostou desse tema? Então deixe um comentário ou dúvida lá no meu perfil do Instagram (@sonequinhaconsultoria) que em breve tratei um profissional para aprofundar mais sobre estas informações.

Se você quiser saber mais sobre o SleepTalk, indico a leitura do livro SleepTalk - A gift of love through positive pareting, escrito pela idealizadora da técnica Joane Goulding.

Marielle Feijó ⁣
👧🏻Mãe da Luísa ⁣
💤Especialista em Sono Materno Infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *