A resposta é SIM!
Aproximadamente 40% dos bebês têm um distúrbio de sono chamado parassonia.
A parassonia acontece em episódios esporádicos e costuma durar cerca de 15 minutos. Nesses episódios a criança tem sono agitado e despertar confuso durante à noite, quase sempre acompanhado de choro.
Em algumas situações ela pode até ficar de pé no berço ou se sentar na cama, o que levam os pais a acreditarem que o bebê está acordado. Mas não, ele ainda está dormindo e a indicação nesses situações é interferir o mínimo possível.
IMPORTANTE: A parassonia é diferente do terror noturno, pois o terror noturno é caracterizado por agitação motora, vocalizações e manifestações intensas associadas a sensação de medo e perigo durante o sono.
Outro distúrbio comum nessa fase é a insônia.
Esse é um problema que se dá pela dificuldade de dormir ou despertares muito frequentes. Nesses casos os principais fatores que desencadeiam a insônia infantil são:
O bebê ainda precisa de "ajuda" para aprender a dormir;
Falta de rotina diária e disciplina na hora do sono.
Em ambas as situações é muito importante que a família invista em mudanças na rotina do bebê para que ele esteja tranquilo na hora de dormir, como:
🔸Tenha uma rotina diária estabelecida. Isso inclui hora de acordar, alimentação saudável, sonecas regulares de acordo com a idade, hora da brincadeira, momento de conexão com os pais, hora de dormir e tudo mais que faz parte da rotina do dia-a-dia do bebê e de toda família;
🔸Estimule o bebê durante o dia e baixe o ritmo das atividades ao cair da noite;
🔸Evite barulhos externos quando o bebê estiver dormindo, use o ruído branco no ambiente de sono;
🔸Tenha um ambiente de sono adequado com a luz baixa, berço confortável, temperatura agradável e na hora de dormir escuro total;
🔸Invista tempo e energia em boas sonecas durante o dia, quando o bebê está exausto ele não tem um sono tranquilo;
🔸Entenda os sinais de sono do seu bebê; saber reconhecer os sinais de sono ajuda, e muito, na qualidade do sono do bebê;
🔸Tenha um ritual de sono relaxante - um banho quente, uma massagem relaxante, um pijama gostoso e um quarto quentinho e escurinho. Isso vai ajudar a baixar o ritmo do bebê para ele ficar mais tranquilo na hora de dormir.
Como falei aqui sobre a importância da rotina, disciplina e mais, preparei abaixo uma curadoria de conteúdos que você pode conferir no meu Instagram que irão ajudar a organizar essa nova rotina:
Marielle Feijó
👧🏻Mãe da Luísa
💤Especialista em Sono Materno Infantil