Quando mudar do berço para a caminha?

Quando?

Não existe uma regra, alguns especialistas dizem que o ideal é por volta dos dois anos, pois já possui algumas autonomias como a fala e já andam com firmeza. 

Um dos fatores determinantes é a altura, se a linha dos mamilos ficar na linha da grade do berço é sinal de alerta, existe o risco de pular, cuide com protetores ou travesseiros que podem servir como apoio para escalar. 

Se você não tem nenhum motivo para fazer a transição, pode esperar até seu filho ter perto de 3 anos. Às vezes, antes disso, a criança pode não estar pronta e acaba estranhando. 

Se os pais precisam fazer a transição quando há um irmãozinho a caminho, faça a mudança com bastante antecedência para ele não sentir que está saindo para o “outro” irmão ocupar aquele lugar que era dele.  

Como fazer a transição? 

Faça da mudança um grande evento, uma festa a ser comemorada. Você pode levar seu filho para escolher lençóis novos ou incentivá-lo a contar para todo mundo que tem uma cama nova, de "menino ou menina grande!". 

Muitos pais gostam de colocar a cama no quarto junto com o berço, por um período, e esperar que a criança manifeste o desejo de dormir lá, normalmente começando com a soneca da tarde. Até que chega o dia em que a criança decide ir definitivamente para a cama nova, e o berço já pode ir embora. 

Qual modelo escolher?

Existem hoje no mercado caminhas baixas para crianças pequenas, algumas de personagens, em formas de carro, e que já possuem uma proteção lateral, porem a única desvantagem é que não dura muito tempo, pois logo a criança cresce e terá que trocar por uma cama de solteiro. 

Se optar pela cama de solteiro use as grades de proteção que são acopladas embaixo do colchão e de preferência coloque almofadas ou uma coberta fofinha no chão por precaução. 

Um estilo muito comum hoje é montessoriano, caminhas baixas ou colchão no chão, onde a criança tem total liberdade e autonomia além de não ter o risco de queda. 

Minha experiência com a cama montessori foi boa, mas logo precisei trocar por um outro modelo de cama baixinha com grades laterais pois minha filha rolava muito e acabava indo parar no tapete, então pense nisso quando for escolher seu modelo de cama montessori. 

Encare esse momento como especial, afinal seu bebê está crescendo, ganhando autonomia, uma fase cheia de descobertas. 

O mais importante é observar os sinais de que chegou o momento da mudança e fazê-la de forma positiva. 

Marielle Feijó

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *